O Natal está chegando e, neste ano, os brasileiros estão apostando cada vez mais na decoração externa para trazer o espírito natalino para suas casas. Inspirados pelas grandes decorações vistas em outros países, como os Estados Unidos, os brasileiros estão investindo em enfeites externos que podem resistir às condições climáticas, como madeira e plástico.
Uma das principais tendências deste ano é a criação de enfeites utilizando materiais recicláveis. Reutilizar materiais como papelão, vidro e rolos de papel-higiênico é uma ótima ideia para tornar o Natal mais sustentável. Além disso, é possível dar uma nova cara aos enfeites antigos através de pinturas ou utilizá-los de maneiras diferentes, criando novos adornos.
Outra novidade que está ganhando espaço no Brasil é a decoração das janelas para o Natal. Além das tradicionais luzes, é possível pendurar bolas com fios ou utilizar adesivos, caneta branca ou estêncil com tinta para decorar os vidros com imagens natalinas.
Para quem busca opções simples para trazer o clima natalino para dentro de casa, os vasos temáticos são uma excelente escolha. Eles podem ser vermelhos, verdes ou brancos e podem ser adornados com ramos, galhos ou qualquer outra coisa que sua imaginação criar. Outra alternativa são os recipientes transparentes com luzes, bolas e pinhas. É possível até mesmo utilizar embalagens de vidro que iriam para o lixo.
O presépio tradicional também pode ganhar versões mais lúdicas ou minimalistas, apenas fazendo uma referência ao tema. Os de palito de sorvete, por exemplo, podem ser confeccionados com a ajuda das crianças, enquanto os bonecos de madeira, facilmente encontrados na internet, podem receber uma decoração exclusiva feita pela família.
Para aqueles que têm pouco espaço disponível, é possível decorar os ambientes com as cores e o tema de Natal sem deixá-los pesados. Árvores mais finas ou menores são as melhores opções, pois ocupam menos espaço. Além disso, é importante evitar o excesso de adornos e optar por reservar apenas um canto para os enfeites de Natal. O uso do décor nas paredes também é uma excelente alternativa.
As guirlandas tradicionais estão dando lugar a propostas mais ousadas e coloridas, como as feitas de retalhos ou pompons de lã. A ideia é usar a imaginação e criar o seu próprio adereço, já que é mais difícil encontrar opções diferentes já prontas.
O minimalismo também chegou à decoração de Natal. Neste estilo, as cores vibrantes são substituídas por tons neutros ou pastéis. Materiais naturais, como madeira e palha, também estão em alta, criando um ambiente delicado e com poucos acessórios.
Por fim, duas tendências se destacam nas buscas: a árvore de Natal em tons de ouro e as árvores cor-de-rosa inspiradas no filme da boneca Barbie. Ambas exigem cuidado para não sobrecarregar com ornamentos.
Com todas essas opções, não faltam ideias para deixar sua casa no clima do Natal. Solte a criatividade e aproveite essa época mágica do ano!