Ter um pouco da natureza dentro de casa nunca é demais. Afinal, um toque verde desperta tranquilidade e calmaria no dia a dia, além de deixar o ambiente mais bonito. Por isso, o jardim de inverno é a opção perfeita para quem deseja ter tudo isso em um apartamento ou casa.
Usualmente visto na sala de estar, esse pequeno ou grande espaço decorado pode ser também inserido em outros cômodos, como hall de entrada e quartos. Além de embelezar o ambiente, a vegetação do jardim de inverno dá um toque especial e proporciona uma sensação única de vida para o lar.
O que é um jardim de inverno?
Mas, afinal, o que é jardim de inverno? Ele é uma espécie de estufa anexada a um cômodo da casa que pode ser usado para proporcionar mais ventilação e iluminação ao lar.
Além de deixar o ambiente mais atrativo e com uma grande integração com a natureza, o jardim de inverno tem esse nome porque ele continua verde e vivo o ano todo. O nome surgiu na Europa, durante um período em que jardins abertos praticamente morriam durante o inverno. Por isso, ele também é conhecido como jardim interno.
Escolha um lugar adequado
Antes de tudo, planeje como será feito o seu jardim de inverno e em qual local ele ficará posicionado. Algumas casas e apartamentos, inclusive, já vêm com um lugar projetado e ideal para isso. Na hora de montar, você é livre para escolher deixá-lo na horizontal ou na vertical, com mais ou menos variedade de plantas e flores.
Se está pensando em como decorar um jardim de inverno simples, confira se há espaço nas varandas, embaixo das escadas ou em algum lugar não utilizado da casa. Confira também se há uma boa incidência de luz e reserve a metragem que considerar suficiente.
A mesma dica vale para quem está pensando em como fazer um jardim de inverno pequeno na sala. Aproveite um canto reservado e, se possível, priorize um local bem-iluminado e com luz do sol direta.
Escolher um lugar adequado vai facilitar também na hora em que você estiver decidindo como iluminar um jardim de inverno. Se for necessário apostar em uma luz artificial, prefira lanternas marroquinas, que são ideais para espaços menores e deixam o ambiente ainda mais acolhedor.
Selecionando as plantas certas
É muito importante que, durante a montagem, você selecione plantas para jardim de inverno que vivam bem em qualquer estação do ano e sejam fáceis de cuidar. É necessário que a planta se dê bem com o ambiente que você escolheu.
Algumas espécies com flores e frutos, por exemplo, precisam de mais luz direta para seu desenvolvimento. Mas se o seu jardim for ficar em um cômodo com baixa luminosidade, opte por plantas de meia-sombra ou sombra, como violetas, begônias, jiboias, samambaias e lírios-da-paz.
Além de pensar em como fazer um jardim de inverno, lembre-se de conferir a manutenção de cada planta escolhida. Procure saber se é preciso enriquecer o solo e qual o tempo de rega de cada uma delas.
Decoração do jardim de inverno
Na hora de pensar na decoração do jardim de inverno, lembre-se antes de projetar a composição e a disposição de todos os vasos no local. Você pode, por exemplo, criar um projeto em tamanho real usando papel para simular a posição de cada item.
Lembre-se de que as plantas vêm com vasos, geralmente de plástico, com pequenos furinhos embaixo para escoar a água. Apesar de não terem uma aparência bonita, eles são adequados para o plantio. Porém, para disfarçá-los e deixar o décor agradável, aposte em modelos de cachepots.
Para as plantas que ficam no solo, você pode completar com pedrinhas brancas ou marrons. O tamanho entre elas pode variar, mas não se esqueça de deixar tudo uniformizado e com distribuição harmônica.
Agora que você já sabe como montar um jardim de inverno perfeito e ideal para a sua casa, aproveite para navegar pela categoria de decoração da mmartan e descubra itens que vão deixar a sua casa ainda mais linda e sofisticada.