como fazer Maquiagem Profissional

curso

Maquiagem Profissional  como fazer uma maquiagem passo a passo, com tutorial, fotos e vídeos, valorizando os traços mais bonitos do seu rosto e escondendo pequenas imperfeições! Veja alguns truques de maquiagem que selecionamos! com carinho para vocês, leitoras!Muitas mulheres têm receio na hora de fazer uma maquiagem mais elaborada porque não sabem muito bem como se maquiar utilizando todos os produtos de forma adequada. Por este motivo, acabam sempre usando os produtos mais básicos e deixam de criar um visual super bonito, diferente e fácil de fazer, por medo de pecar e comprometer o visual. E é muito chato quando temos em casa todos os cosméticos necessários para um make perfeito, sem saber usar a maioria deles, não é mesmo meninas? Isso tem que acabar e nós vamos ajudar.

Maquiagem profissional

maquiagem de salão: aprenda a fazer a make profissional em casa

automaquiagem é uma arte e, portanto, exige prática para se obter bons resultados. Mas, sem alguns segredinhos, essa tarefa fica quase impossível. Confira algumas dicas para facilitar o seu trabalho e aprenda a fazer uma maquiagem profissional em casa!

Como fazer uma Maquiagem Profissional

Você é uma pessoa apaixonada por maquiagem, antenada nos lançamentos do universo da moda e quer saber como fazer uma maquiagem profissional?

Então, para começar esse post, você precisa saber que o importante na maquiagem é sempre valorizar os detalhes: o contorno do rosto, o formato dos olhos, a boca e o preenchimento da sobrancelha.

Toda maquiagem profissional pede uma pele uniforme. Utilize uma base matte ou semi-matte, para dar um acabamento mais sequinho na pele. Nada pior do que ficar brilhando ou com a pele oleosa.

Se sua pele for seca, opte por uma base líquida para que o resultado da pele lhe agrade. Aplique também no pescoço a base que você utilizar, assim a pele ficará no mesmo tom.

truque para afinar o rosto com maquiagem é utilizar o bronzer ou uma base matte mais escura. Inicie aplicando o produto nas maçãs do rosto e depois contorne o nariz, mas não se esqueça de iluminar após o contorno as áreas que você deseja valorizar.

Use sempre um pincel apropriado para maquiagem. Para tirar o excesso de produto do pincel é bem simples, basta dar batinhas suaves no dorso da mão e aplicar o produto no rosto.

Capriche no esfumado no sentido do canto da sobrancelha, para um controle maior na aplicação prefira uma sombra compacta que tem uma pigmentação mais concentrada.

Um esfumado muito escuro pode deixar os olhos pequenos, então muito cuidado. Para evitar isso, nunca aplique o esfumado em toda a pálpebra!

Ah, se tem uma coisa que a gente ama são sobrancelhas perfeitas. Então aposte em uma sombra para sobrancelha que combine com o seu tom de pele. Ela é um verdadeiro coringa e tem ganhado muitos fãs devido ao seu acabamento perfeito e natural.

10 TRUQUES PARA SUA MAQUIAGEM PARECER PROFISSIONAL

Você tenta, tenta e tenta, mas sua maquiagem nunca fica com aquele acabamento impecável que você vê nos Instagrams dos gurus de maquiagem? Existem alguns motivos pelos quais, talvez, sua maquiagem não fique igual a eles. Existem alguns truques que os maquiadores usam para conseguir aquele acabamento impecável, boa durabilidade e até técnicas que valorizem os traços das pessoas. Mas nem todo mundo pode pagar um profissional. Por isso, nesse post, vou te contar as 15 dicas de maquiagem que eu, Patricia Sachs, aprendi ao longo da profissão para ajudar você a chegar mais próximo de uma maquiagem com cara de profissional. Vamos lá?! Maquiagem Profissional




1 – Selecione os produtos certos para a sua pele

Antes de investir loucamente em produtos ditos milagrosos, é de suma importância saber identificar qual o seu tipo de pele para poder selecionar os produtos certos e indicados à ela. Não é só porque funcionou na sua amiga que quer dizer que poderá funcionar com você. Por exemplo, se a sua pele for seca, você deve investir em produtos hidratantes e fluídos, e fugir dos que deixam com acabamento matificado. Se a sua pele for oleosa ou mista, você deve procurar produtos com efeito matte e suavizador de poros, característica comum em quem possui pele oleosa. Se a sua pele for sensível, você deve investir em produtos hipoarlergênicos, não comedogênicos, sem álcool, e por aí vai!

2 – Descubra seu subtom de pele

Muita gente não sabe, mas a pele não é só tom (claro, médio e escuro). Cada pele possui também um subtom (ou fundo) de cor, que pode ser quente (amarelado), frio (rosado) ou neutro (meio termo). Descobrir o seu tom e subtom exatos, pode te livrar pra sempre de comprar bases e corretivos no tom errado, que te deixem com a cor do rosto diferente do resto do seu corpo. Lá no meu blog pessoal fiz um post bem bacana e explicativo que te ajudará a identificar o seu, “Como descobrir o tom e subtom exatos da sua pele”.

3 – Para sobrancelhas mais naturais, use dois tons

Que um par de sobrancelhas bem desenhado e corrigido fazem toda a diferença no visual, não é nenhuma novidade pra gente, até porque elas são a moldura do nosso rosto. Encontre um bom profissional designer de sobrancelhas que saiba identificar o melhor formato para o seu rosto, e sempre faça as suas com o mesmo. Se você tem o costume de fazer em casa, pesquise qual formato melhor se adequa ao seu rosto e técnicas para medição e visagismo corretas. Depois do design, se a sua sobrancelhas possui falhas, talvez seja melhor corrigi-la com maquiagem. E é aqui que está o truque: use dois tons, um do mesmo tom do seu cabelo e outro mais claro. Use o mais claro no início da sobrancelhas, e outro no mesmo tom do seu pelo natural do centro às pontas da sobrancelhas e onde tiver falhas críticas. Criando assim um degradê do mais claro para o mais escuro, evitando aquele efeito quadrado pesado (a não ser se for essa a sua intenção).

4 – Lábios bem preenchidos e delineados

Antes de iniciar a maquiagem, aplique um hidratante labial (também chamado de lip balm), faça toda a maquiagem e deixe a aplicação do batom por último. Assim o seus lábios ficarão com melhor aspecto para receber o batom, evitando rachaduras e ressecamento, além de fazê-lo durar bem mais. Quando finalizar toda a maquiagem, retire o excesso do lip balm com um lenço de papel, e só aí aplique o batom de sua preferência. Mas o segredo vem a seguir! Para aplicar o batom like a pro, invista em um lápis labial na mesma cor do batom ou de cor universal para todos os tons de batom (que é o cor-de-boca). Delimite o contorno seguindo a técnica do X (faça um X no arco do cupido) e só depois contorne o resto. Aí sim finalize aplicando o batom e voilá!

5 – Aprenda a medir a sua pálpebra

Você sabia que existem diversos formatos de olhos diferentes? E isso não quer dizer que não deve usar aquela maquiagem só porque, supostamente, ela não é adequada ao seu formato de olhos. Sem essa de “ah, mas esse tipo de make não combina com meu olho pequeno”, jamais! Pois eu digo que: combina sim. O truque aqui é aprender a medir e delimitar o seu côncavo e pálpebra. É só olhar, com os olhos abertos, de frente para um espelho. Onde seu olho fizer a dobrinha na pálpebra, é onde você deve marcar seu côncavo, esfumando na direção para cima. Pois assim, quando você abrir os olhos, a maquiagem não irá “sumir” e valorizará seu olhar.

 6 – O corretivo é o seu melhor amigo

Base de alta cobertura é uma ótima aliada para quem tem manchas e gosta de cobrir tudo. Mas se você quer um look fácil, com cara de “nasci assim”, para o dia a dia, o corretivo é a melhor aposta. Use uma base de cobertura leve ou média (pode se rum BB Cream também!), depois pegue um corretivo de um tom mais claro que seja de alta cobertura, e aplique de de forma a iluminar algumas áreas, como se estivesse iluminando como na técnica de contorno, mas sem o corretivo escuro depois. Finalize com um pó bem leve para selar. O resultado é uma pele natural, leve e estratégicamente corrigida. Mas lembre-se: para isso, o corretivo deve ser de alta cobertura.

7 – Curvex para não pesar no rímel

Engana-se quem acha que curvex não faz muita diferença na maquiagem. Na verdade, além de curvar os cílios, ainda evita que você use tantas camadas de máscara para alcançar o mesmo efeito, se livrando do risco de ficar com aspecto “perninhas de aranha” (a não ser você curte esse visual). A dica aqui é usá-lo antes de aplicar a máscara de cílios e não depois. Você deve posicionar ele na raiz dos cílios e dando várias apertadinhas, com cuidado para não se machucar. Faça isso até sentir que realmente curvou. A máscara de cílios posteriormente irá acentuar ainda mais o efeito curvado e alongado. Evite usar curvex depois de já ter aplicado a máscara de cílios, porque o efeito pode ficar “dobrado” ao invés de curvado, e isso ninguém quer, né?

8 – Dose sempre para não pesar na mão

Uma dica que sempre dou para minhas alunas é: monte sua maquiagem em camadas, dosando a quantidade e intensidade dos produtos. Por exemplo, nos olhos, monte as cores dosando a sombra aos pouquinhos, criando um degradê de intensidade. Ou seja, nunca leve o pincel cheio de produto esfumando direto nos olhos. Sempre aplique o produto primeiramente depositando ele com batidinhas na área, depois limpe o excesso do produto do pincel nas costas da mão e, aí sim, esfume. Se quiser mais intensidade da cor, faça o mesmo processo novamente, até alcançar o efeito que deseja. Essa dica também vale para blush, base e contorno. Isso evita com que você bagunce toda a maquiagem por excesso de produto, deixando ela marcada e derrubando em outras partes do rosto, como nas bochechas. Então, regra pra vida: dose, sempre!

9 – Ilumine na medida certa

Assim como o blush, o iluminador também ajuda a dar aquele glow de saúde, sabia? Mas cuidado, existe uma linha tênue em um glow bonito e um glow que parece oleosidade. Como fazer então? Simples, ele deve ser aplicado em áreas de reflexo onde não costuma ter oleosidade e evitar usar grande quantidade dele em áreas que costumam ser oleosas, como a zona T inteira, por exemplo. Aplique em áreas como na ponte do nariz e na ponta, acima das maçãs do rosto, no canto debaixo das sobrancelhas, no arco do lábio superior e no canto interno dos olhos. Evite em áreas como centro da testa, bochechas, olheiras e no centro queixo (este só aplique caso você tenha queixo pequeno e só na pontinha).

10 – Primer faz toda e muita diferença

Um dos itens de maquiagem mais injustamente subestimados e considerado dispensável para a maioria das pessoas. Ao contrário do que muita gente pensa, ele faz sim, toda a diferença final na textura e acabamento pele. Mas não é qualquer primer. Como em todo produto cosmético, há tipos de primers ideais para cada tipo de pele. Se você usar um que não seja ideal, ele pode além de não fazer diferença, também atrapalhar o resultado final que você quer alcançar. Para peles oleosas, prefira os siliconados ou em gel. Para peles secas, os cremosos de efeito glow caem como uma luva. E para peles mistas, aposte em uma combinações dos dois.

Maquiagem de salão: aprenda a fazer a make profissional em casa

É fácil dobrar regras na maquiagem, mas se você quiser saber como aplicarmaquiagem como profissional, esta publicação é para você. Há muitas maneiras diferentes de aplicar a maquiagem para qualquer um, algumas pessoas vão à cobertura total e são realmente detalhadas e desenhadas, e algumas gostam de ir mais facilmente, mostrando um acabamento mais natural.

No mundo do artista de maquiagem profissional, a aplicação depende do necessário. Hoje, vou dar-lhe algumas dicas e tutoriais sobre como aplicar maquiagem para um conceito de beleza, o que é o que a maioria de nós faz de qualquer maneira.

Eu mencionei o conceito de beleza porque existem aparências diferentes que podemos observar como vanguarda, teatro, moda alta e todas essas outras coisas, mas acho que até agora, o que a maioria de nós queremos é criar um olhar de beleza impecável para o dia ou a noite.

Dicas surpreendentes sobre como aplicar amaquiagem como um profissional

Tome nota de que, enquanto a arte profissional de maquiagem exige criatividade e pensamento fora da caixa, há muitas vezes que me vejo realmente ficar dentro da caixa para criar olhares que certas situações exigem, como uma festa, um aspecto de maquiagem diária, um casamento, etc. Então, isso é o que tenho em mente.

Ao contrário da crença popular, uma base não precisa ser cobertura total o tempo todo, ela só precisa cobrir certas áreas que gostam de vermelhidão, manchas de espinha, e os gostos.

O importante a observar é a correspondência de cores e até mesmo a aplicação. Uma base de aparência natural começa com um bom cuidado da pele e se aplica menos no rosto. Combinando uniformemente também ajuda a criar um acabamento impecável.

Como Aplicar Maquiagem: Blush

Eu posso renunciar a qualquer coisa exceto por corar. Nos dias em que eu estou com pressa, eu nunca sai da casa sem um tom de bochecha, o rubor imediatamente dá à sua cara um resplandecente brilho com isso, tirando o aborrecimento da pele.

Então, é importante saber como colocar o blush na forma do seu rosto. Dependendo de como você o aplica, ele pode fazer seu rosto parecer mais longo, mais estreito ou mesmo maior. Dê uma olhada neste gráfico de rosto, por exemplo.

Como maquiadora profissional, descobri que aplicar um rubor de creme sob um rubor de pó ajuda na longevidade da maquiagem. Então, normalmente, use e misture um blush de creme primeiro e depois escovo sobre uma pura lavagem de blusher iridescente como Nars Orgasm para uma pele mais linda e saudável. Certifique-se de que o creme esteja ruborizado e o resultado do blush de pó.

Então, se você estiver indo para um brilho natural e saudável, os pêssegos e os rosa funcionam bem juntos. Os malva e os marrons criam mais profundidade nas bochechas e eu aplicaria isso mais ao longo do perímetro exterior da área da bochecha acima, onde normalmente eu contornava.

As cores de damasco e champanhe criam belas dimensões da bússola que eu aplicaria na área dos ossos da bochecha varrendo para as maçãs. Maquiagem Profissional

Como aplicar maquiagem: sombra de olhos

Sabendo como aplicar maquiagem, neste caso, a sombra de olhos é prática. Acho que, quanto mais eu coloco maquiagem sobre mim ou sobre os outros, melhor eu entendi. Há muitos produtos de sombra de olhos diferentes e pode ser difícil saber como aplicar maquiagem se você não tiver a menor ideia de como usá-los.

Como Aplicar Maquiagem: Batom Líquido

É tudo sobre batons líquidos estes dias e se você tem dificuldade em saber como aplicarmaquiagem, como um produto labial líquido, você está perdendo a diversão.

Como aplicar maquiagem: sobrancelhas

As sobrancelhas podem fazer ou quebrar seu olhar. Se você sabe como aplicar maquiagem, mas não sabe como fazer suas sobrancelhas corretamente, então você precisa aprender a fazê-lo.

As sobrancelhas geralmente começam onde seus cantos internos começam, mas, dependendo de quão estreito você deseja que seu nariz olhe, você pode desaparecer o produto em direção à área do nariz mais perto um do outro. Como regra geral, suas sobrancelhas podem criar uma ilusão de um nariz mais estreito ou um nariz mais largo, dependendo de quão longe ou perto eles estão.

Ao aplicar um produto de sobrancelha sempre comece com a área do arco, só porque o aplicativo parece ser mais escuro na primeira vez que você coloca o produto. Maquiagem Profissional

Como Aplicar Maquiagem: Corretivo Undereye

Este aplicativo de maquiagem é muitas vezes esquecido ao fazer maquiagem diária, mas você deve saber que esta é uma das coisas mais importantes a fazer se quiser parecer fresco. O desbaste é o inimigo do número 1 para dissimular-se. Eu lutei com esse problema tantas vezes, mas realmente o truque é simples.

Aplique uma camada fina de seu corretivo favorito undereye (o meu é Nars Radiant Creamy Concealer) se isso for suficiente, então adicione outra camada. Lembre-se, não vá ao mar, porque acredite em mim, isso fará com que seu corretivo dobre e bolo, uma ou duas camadas de corretivo fará.

Depois disso, você precisa configurá-lo com um pó de ajuste (uso RCMA No Color Powder). É isso e você é bom para ir! Ah, mais uma coisa, você provavelmente vê um monte de tutoria onde eles aplicam o corretivo undereye em uma posição triangulada invertida,

Como Aplicar Maquiagem: Falso Lashes

Eu amo as cílios de Mila Kunis! Ela é minha peça número 1 quando se trata de lindos cílios flutteros! No entanto, nem todos são abençoados com aqueles cílios longos e encaracolados, e por isso caixas de falsos são grampos para o meu kit. Uma coisa é aplicar falsos a alguém e outro se você tiver que aplicá-lo para você.

Você só precisa de quatro produtos, porém, pinças, espelho de bolso, cola de cílios e seus falsos (eu adoro usar Cherry Lashes). Mantenha seus falsos com suas pinças, coloque seu espelho de bolso na palma da mão ou em uma superfície plana inferior à sua posição. Aplique cola aos seus falsos e deixe-o sentar por cerca de 10 a 15 segundos, em seguida, olhe para o seu espelho, em seguida, aplique seus falsos!

Dicas de maquiagem profissional para fazer em casa

Base num tom mais claro ou escuro que a pele, corretivo que parece destacar ainda mais as olheiras, iluminador nos pontos errados… São muitos os deslizes cometidos ao se maquiar sozinha. E também são muitas as dúvidas que as mulheres têm nesses momentos. O maquiador Regis Sodré, da BareMinerals, fala sobre os erros mais comuns na hora do make e dá dicas para fazer tudo da forma correta. Maquiagem Profissional

Dicas de maquiagem

Pele

“O maior erro acontece na hora de escolher o tom certo da base e do corretivo. É preciso testar os produtos no próprio rosto, e nunca na mão ou braço, pois há diferença na cor. Fique atenta também na hora de escolher um tipo de acabamento para cada tipo de pele, outro erro comum. As oleosas, por exemplo, pedem uma base à base de água, livre de óleo na composição. O corretivo deve ser aplicado com um pincel ou com a ponta do dedo anelar, dando leves batidinhas e pressões suaves contra a pele, para auxiliar a absorção e fazer com que o produto se funda, de forma mais perfeita, à textura da pele. Também acontece muito de haver diferença entre a cor do rosto e pescoço. Caso o corpo esteja mais bronzeado, opte por um tom de base para igualar.”

Olhos

dicas-maquiagem-olhos“Deixar a sombra muito marcada ou com a divisão forte entre as cores utilizadas é um erro de maquiagem que acontece muito. Para evitar, ao aplicá-la use um pincel para esfumar, que faz com que as cores se misturem perfeitamente, de forma que não se perceba nitidamente onde começa uma cor e termina a outra. Para não errar ao delinear, os delineadores em pó são boas opções para quem não tem muita prática. Basta adicionar um pouquinho de água, criar uma consistência pastosa e aplicar com um pincel. Por fim, a máscara de cíliosque dá um resultado melhor se for usado um curvex.

Sobrancelhas

“Se houver falhas na sobrancelha, não preencha com o lápis, que tende a deixar um traço marcado entre os fios. Opte pelo pó para sobrancelha, que dá um resultado mais natural.”

Iluminador

“Todas as pessoas podem usar e explorar este tipo de produto, por cima da base. É importante usar um tom que esteja de acordo com o seu tom de pele, pode ser um pouquinho mais claro e luminoso, mas sem deixar a pele branca. Use o iluminador nos pontos indicados: região dos olhos, lateral dos olhos (como uma letra C), entre as sobrancelhas, descendo um pouco na ponta no nariz, mas sem chegar na ponta, e no queixo.”

Batom

dicas-maquiagem-batom“Se optar por usar um batom de cor escura – vermelho, vinho, roxo, etc. – é preciso ‘apagar’ antes a boca com um pouco de base ou corretivo. Isso funciona muito bem como truque de maquiagem para ajudar na fixação e no redesenhar dos lábios. Preferencialmente, use um lápis delineador para lábios para desenhar a boca de uma forma mais perfeita, corrigindo se houver algum lado do lábio desigual. Depois, preencha com o batom com a ajuda de um pincel para lábios para deixar os lábios ainda mais desenhados.”

O vídeo ensina a fazer três maquiagens diferentes. Veja:

10 Dicas de Maquiagem Profissional

como fazer uma maquiagem profissional

Para compartilhar 10 dicas de maquiagem profissional, com seus truques e segredos, veremos o que os melhores maquiadores nos têm a dizer sobre a maquiagem do rosto, olhos, lábios, e sobrancelhas.

Dicas de maquiagem profissional para o rosto

De acordo com especialistas, você deve adicionar seu blush favorito sobre as bochechas antes de aplicar base para um brilho que pareça que está vindo de baixo da pele.

A cor rosa brilhante na maçã do rosto é perfeita para qualquer face;

O ideal é aplicar dois tons de blush para parecer mais jovem, que podem ser rosa e vermelho, isso vai dar o efeito rubor à sua superfície facial. Os tons de laranja devem ser aplicados no ponto mais alto da bochecha; para dar o efeito de que a pessoa está ruborizada.

Termine, aplicando um bronzeador fosco para a pele onde o sol atinja a face (testa maçã do rosto, a ponte de nariz e queixo);

Quando você precisar que seu blush permaneça em seu rosto por u, longo período de tempo horas a fio, use uma camada em gel sob a forma de pó ou bronzeador.

Para testar a melhor cor de blush para seu tom de pele, o ideal é colocar na maçã do rosto qualquer tom, assim você acabará descobrindo entre elas qual é mais natural para sua pele;

Para colocar um pouco de blush brilhante perfeito, com efeito de ”sombra” no rosto, misture uma pitada de pó em seu hidratante favorito para um brilho saudável; Maquiagem Profissional

Dicas de maquiagem profissional para os olhos

 Use uma escova para levantar a pálpebra na base dos cílios, e fazê-los rolar para cima e para trás, o que vai lhe permitir colocar a máscara na base dos cílios e puxá-los de modo preciso.

Para reduzir o inchaço, coloque uma loção para os olhos na geladeira e a aplique nas pálpebras antes de fazer a maquiagem.

Para aumentar a vida de sua máscara, adicione algumas gotas de solução salina no tubo e agite o pincel. Isto irá revigorar e adicionar umidade para a fórmula da máscara.

Aplique rímel antes do delineador líquido para criar um efeito de “movimentos dos olhos de gata”.

Dicas de maquiagem profissional para os lábios

Se você quiser encontrar o tom vermelho perfeito para sua pele, tente aplicar um batom que tenha a mesma cor em seus lábios.

Aplique a cor vermelha com o tom oposto apenas para o centro do lábio.

Teste o batom no interior do seu dedo, em vez de na parte de trás da sua mão A ponta de seu dedo se assemelha ao seu próprio lábio. Então veja qual é o melhor e em seguida, passe nos lábios.

Use um delineador em tons neutros para delinear os lábios ao longo do seu arco Isso faz seus lábios parecem mais grossos. Maquiagem Profissional

Dicas de maquiagem profissional para sobrancelhas

Use o lápis no tom perfeito de grafite e aplique nos pelos da sobrancelha para elas parecerem naturais.

O ó de pigmento de ouro é uma ótima maneira para alongar os cílios ou sobrancelhas. Use um pincel limpo ou mascara e escove o pigmento amarelo ouro que acrescenta um belo efeito e uma dimensão ao olhar;

Aplique um creme nutritivo para suas sobrancelhas antes de ir para a cama. Isso irá garantir a força extra e sobrancelhas mais grossas com crescimento em duas semanas. Aplique primer em todo o caminho até as sobrancelhas para que a cor da testa não fique desigual.

gostou quer mais entao click no banner

 

Curso de Maquiagem: Seus diferentes tipos de cursos

Existem dois principais tipos de cursos de make e eles são: o curso voltado para os profissionais que querem trabalhar com maquiagem, ou seja, um curso de maquiagem profissional, enquanto do outro lado estão os cursos de automaquiagem, voltados para quem quer aprender (e arrasar) na própria maquiagem. Vou falar mais e com mais detalhes sobre cada um desses tipos de curso e também indicar alguns cursos de maquiagem online bem acessíveis.

Um curso de maquiagem profissional, seja para se auto-maquiagem ou para maquiar outras pessoas, é uma ótima aquisição para quem ama maquiagem.
Hoje temos diversas opções de cursos, sejam ele presenciais ou apenas online, o importante é que o curso seja de qualidade e que você aprenda de verdade com seu investimento.

Nesse post selecionamos alguns dos principais cursos de maquiagem profissional do mercado para que você conheça-os e escolha o ideal para você!

curso auto maquiagem

click aqui para ir para o curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *